Caterpillar lança cinco modelos de Minicarregadeiras e Pás-carregadeiras de esteira compactas (CTL)

Três SSLs Cat – as Cat 250, 260 e 270 – marcam a introdução do projeto de última geração na linha SSL. Enquanto isso, as Cat 275 e 285 marcam a expansão do projeto de próxima geração para a linha CTL.

IRVING, Texas, 8 de janeiro de 2025 – A Caterpillar apresenta cinco modelos de Minicarregadeira (SSL) e Pá-carregadeira de Esteira Compacta (CTL) Cat® de última geração para a América Latina. Três SSLs Cat – as Cat 250, 260 e 270 – marcam a introdução do projeto de última geração na linha SSL. Enquanto isso, as Cat 275 e 285 marcam a expansão do projeto de próxima geração para a linha CTL, juntando-se às 255 e 265 anunciadas no fim de 2023. As maiores CTLs já produzidas pela Caterpillar, a Cat 285 compete em uma nova classe de tamanho com maior altura de levantamento e forças de desagregação de levantamento e inclinação.

Mantendo o DNA do que tornou a série Cat D3 uma líder, os modelos SSL e CTL de próxima geração são um reprojeto completo que melhora os recursos que tornaram a série anterior popular. Alto desempenho é o padrão para essas máquinas de próxima geração, elevando a reputação de pá-carregadeira da Caterpillar por meio de atualizações de potência e torque do motor, forças de desagregação de levantamento e inclinação, estabilidade, conforto do operador e tecnologia.

Os modelos SSL e CTL continuam a nova nomenclatura de máquina da Caterpillar com a eliminação da designação de letra da série. Todas as Cat SSLs de próxima geração agora são identificadas por um número de modelo com final 0, enquanto todas as CTLs têm um número de modelo terminando em 5. Simplificando a nomenclatura, o número do meio representa o tamanho da máquina com um número maior designando uma máquina maior. 

Estamos entusiasmados em lançar o projeto de próxima geração para nossa linha de minicarregadeiras e expandir os recursos de desempenho para modelos de pás-carregadeiras de esteira mais compactas. A maior potência, altura de levantamento, forças de desagregação, capacidade operacional nominal (ROC, Rated Operating Capacity ) e várias opções de sistema hidráulico auxiliar de alto fluxo oferecem aos clientes uma máquina flexível e de alto desempenho para realizar o trabalho.

Trevor Chase

Consultor Sênior de Produtos e Líder de Introdução de Novos Produtos

Uma Nova Referência De Desempenho

Todos os modelos Cat SSL e CTL de próxima geração apresentam um compartimento do motor reprojetado que coloca o motor e o pacote de resfriamento mais abaixo no chassi para melhor estabilidade, dando ao operador confiança no manuseio de cargas pesadas em todos os aspectos dos ciclos de trabalho. Atendendo aos padrões de emissão MAR-1 do Brasil, equivalentes ao Tier 3 da EPA (Environmental Protection Agency, Agência de Proteção Ambiental) dos EUA e Estágio IIIA da UE, os dois modelos CTL são alimentados pelo motor Cat C3.6TA, enquanto as SSLs 250 e 260 são movidas pelo Cat C2.8T e a 270 pelo Cat 3.6TA. Esses motores mantêm a potência em uma faixa de RPM mais ampla em comparação aos motores anteriores que alimentam a série D3 e apresentam aumentos significativos de torque – 13% para as 250 e 260, 35% para a 270 e 50% para as 275 e 285 – para obter o melhor desempenho de trabalho.

Com um projeto de levantamento vertical, essas máquinas de última geração apresentam aumentos significativos na altura de levantamento, forças de desagregação e ROC para elevar a flexibilidade e o desempenho da pá-carregadeira.

  • A Cat 250 apresenta uma altura de levantamento de 124 pol (3.150 mm), 3 pol (76,2 mm) a mais que a 242D3, um aumento de 36% na inclinação, 26% nas forças de desagregação de levantamento e 21% de aumento na ROC.
  • Oferecendo uma altura de levantamento máxima de 132 pol (3.353 mm), a 260 tem 7 pol (193 mm) a mais de altura de levantamento que a 262D3, 27% de aumento na inclinação, 24% nas forças de desagregação da elevação e 17% de aumento na ROC.
  • Com 6,4 pol (162 mm) a mais de altura de levantamento que a 272D3, a 270 oferece uma altura de levantamento máxima de 133,5 pol (3.391 mm) mais 11% e 5% de aumento nas forças de desagregação de inclinação e levantamento, respectivamente.
  • A 275 CTL tem uma altura de levantamento de 134,4 pol (3.415 mm), 8 pol (203,2 mm) mais alta que a 299D3, além de um aumento de 37% na força de desagregação de inclinação e 19% de aumento na ROC.
  • Expandindo as linhas Cat SSL e CTL para a maior classe de tamanho, a 285 oferece uma altura de levantamento de 146 pol (3.708 mm) e força de desagregação de inclinação de 13.920 lb (6.314 kg). A 285 tem uma ROC de 4.719 lb (2.141 kg) com contrapeso.

O sistema hidráulico auxiliar de centro fechado permite que essas máquinas operem todos os Acessórios Cat Smart com a hidráulica padrão fornecida. A pressão padrão do sistema hidráulico aumenta 5% para 3.500 lb/pol² (24.130 kPa) nos modelos de próxima geração. As máquinas Cat 250, 260, 270 e 275 equipadas com fluxo hidráulico padrão são enviadas de fábrica equipadas como “prontas para Alto Fluxo”. A funcionalidade Alto Fluxo é ativada simplesmente por meio de um acessório habilitado por software (SEA, Software Enabled Attachment), permitindo ativação remota ou na máquina de aumento do fluxo hidráulico para 30 gal/min (113 l/min) para os modelos 250, 260 e 270 e 34 gal/min (129 l/min) para a 275 na pressão padrão do sistema hidráulico.

Também disponível, a opção de fábrica Alto Fluxo XPS aumenta a pressão do sistema hidráulico auxiliar para 4.061 lb/pol² (28.000 kPa) para os modelos de próxima geração 250, 260, 270, 275 e 285. Junto com isso, o fluxo hidráulico aumenta para 30 gal/min (113 l/min) na 250, enquanto o fluxo aumenta para 34 gal/min (129 l/min) para os modelos 260, 270, 275 e 285. Equipar a 250 com a opção Alto Fluxo XPS oferece aos clientes um desempenho hidráulico auxiliar não disponível antes em um chassi de SSL de médio porte.

Os dois modelos CTL de próxima geração apresentam o material rodante com barra em E (barra equalizadora) que fornece maior estabilidade para nivelamento e manuseio de cargas mais pesadas. A herança e a liderança da Caterpillar com as fiações elétricas do material rodante de barra em E para tratores de esteira proporcionam uma solução de material rodante híbrido. Traz benefícios de um projeto de material rodante estilo rígido ao levantar cargas pesadas ou usar acessórios pesados, como trituradores e lâminas de tratores de esteira e motoniveladoras, ao mesmo tempo que fornece os benefícios de um material rodante oscilante ao encontrar terrenos irregulares ou obstáculos.

Maior conforto para o operador

Todas as SSLs e CTLs Cat de próxima geração apresentam um projeto de cabine maior com 22% a mais de volume geral e 26% de espaço adicional para os pés. Com um aumento de 2,75 pol (70 mm) na largura interna, a cabine expande a altura do vão dos pés ao teto em 1,8 pol (46 mm) e permite 1,5 pol (40 mm) de espaço adicional para os quadris e 1,1 pol (28 mm) a mais de largura entre os joysticks para melhorar o conforto do operador.

As pás-carregadeiras de próxima geração são equipadas com um monitor LCD (Liquid Crystal Display,Monitor de cristal líquido) padrão de 5 pol (127 mm) ou um monitor de tela sensível ao toque avançado de 8 pol (203 mm), dependendo do pacote de tecnologia selecionado. Assim como o visor avançado na série D3, o monitor padrão possui conectividade Bluetooth e suporta funcionalidade para alimentação de câmera de ré, deslizamento, relógio de trabalho, lembretes de manutenção e 32 idiomas. O monitor de tela sensível ao toque avançado fornece um nível mais alto de controle sobre a funcionalidade do monitor padrão, oferece controle de rádio avançado e suporta câmeras laterais e 32 opções de idioma. Os joysticks avançados permitem o controle integrado do monitor de tela sensível ao toque avançado, para que todos os controles e ajustes de função da máquina possam ser feitos sem que o operador retire as mãos dos controles.

Uma variedade de opções de assentos com suspensão mecânica e pneumática está disponível para essas máquinas de próxima geração, incluindo um assento de alto conforto que é ventilado e aquecido. O controle automático de temperatura mais o posicionamento da saída de ventilação acima do operador ajudam o sistema HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning, Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado) a resfriar rapidamente o interior da cabine.

Entrar e sair das pás-carregadeiras de última geração é muito mais fácil graças aos seus pontos de entrada baixos. O operador agora pode abrir a porta da cabine sem que os braços de levantamento sejam totalmente abaixados até os batentes da estrutura. Um processo simplificado de remoção da porta em duas etapas permite que os operadores a removam rapidamente sem ferramentas. A montagem inferior do motor das máquinas, a janela traseira 59% maior e a janela superior maior, proporcionando um aumento de 15% de visibilidade, combinam-se para melhorar a visibilidade do operador.

Avanços tecnológicos

Essas SSLs e CTLs oferecem o próximo nível de integração de máquina e tecnologia. Os monitores padrão e avançados oferecem a capacidade de executar os Acessórios Cat Smart, como as lâminas de tratores de esteira, motoniveladoras e retroescavadeiras. A operação de acessórios está integrada aos joysticks, e a máquina reconhece automaticamente o tipo de acessório e o padrão de joystick necessário para controlá-lo.

O Cat Product Link™ Elite disponível controla horas da máquina, localização e utilização de ativos, fornece detalhes do código de falha e fornece monitoramento avançado e integridade da máquina com dados acessíveis remotamente via VisionLink®. Além disso, o Product Link Elite fornece recursos de Atualização Remota e Diagnóstico de Falhas Remoto e habilita rapidamente a ativação remota do recurso de Alto Fluxo SEA.

 

Especificações dos produtos Pás-Carregadeiras de esteira compactas 275 E 285 (CTL)
Modelo CTL275285
MotorCat C3.6TA (Turbo Pós-Arrefecido)Cat C3.6TA (Turbo Pós-Arrefecido)
Potência Bruta, hp (kW)111 (82)111 (82)
Torque do Motor, pés-lb (Nm)370 (501)370 (501)
Peso operacional, lb (kg)12.401 (5.625)13.307 (6.036)
Capacidade Operacional Nominal a 35%, lb (kg)
com contrapeso
4.261 (1.933)4.719 (2.141)
Pressão Hidráulica – padrão, lb/pol² (kPa)3.500 (24.130)3.500 (24.130)
Fluxo Hidráulico – padrão, gal/min (l/min)23 (86)23 (86)
Pressão Hidráulica – Alto Fluxo SEA, lb/pol² (kPa)3.500 (24.130)N/A
Fluxo Hidráulico – Alto Fluxo SEA, gal/min (l/min)34 (128)N/A
Pressão Hidráulica – Alto Fluxo XPS, lb/pol² (kPa)4.061 (28.000)4.061 (28.000)
Fluxo Hidráulico – Alto Fluxo XPS, gal/min (l/min)34 (128)34 (128)
Especificações Dos Produtos Minicarregadeiras 250, 260, 270
Modelo SSL250260270
MotorCat C2.8T (Turbo)Cat C2.8T (Turbo)Cat C3.6TA (Turbo Pós-Arrefecido)
Potência Bruta, hp (kW)74 (55)74 (55)111 (82)
Torque do Motor, pés-lb (Nm)221 (300)221 (300)370 (501)
Peso operacional, lb (kg)7.829 (3.551)8.476 (3.845)10.441 (4.736)
Capacidade Operacional Nominal a 50%, lb (kg)
com contrapeso
2.916 (1.323)3.390 (1.538)3.914 (1.776)
Pressão Hidráulica – padrão, lb/pol² (kPa)3.500 (24.130)3.500 (24.130)3.500 (24.130)
Fluxo Hidráulico – padrão, gal/min (l/min)23 (86)23 (86)23 (86)
Pressão Hidráulica – Alto Fluxo SEA, lb/pol² (kPa)3.500 (24.130)3.500 (24.130)3.500 (24.130)
Fluxo Hidráulico – Alto Fluxo SEA, gal/min (l/min)30 (113)30 (113)30 (113)
Pressão Hidráulica – Alto Fluxo XPS, lb/pol² (kPa)4.061 (28.000)4.061 (28.000)4.061 (28.000)
Fluxo Hidráulico – Alto Fluxo XPS, gal/min (l/min)30 (113)34 (129)30 (113)

Sobre a Caterpillar:
com as vendas de 2023 e receita de US$ 67,1 bilhões, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos para construção e mineração, motores a gás natural e diesel, turbinas a gás industrial e locomotivas elétricas a diesel. Há quase 100 anos ajudamos os clientes a construir um mundo melhor e mais sustentável, e estamos comprometidos em contribuir para um futuro com menos carbono. Nossos produtos e serviços inovadores, respaldados por nossa rede de revendedores global, oferecem um valor excepcional que ajuda os clientes a terem sucesso. A Caterpillar atua em todos os continentes, principalmente em três segmentos principais: Setores de Construção, Setores de Recursos e Energia e Transporte, além de fornecer financiamento e serviços relacionados por meio do seu segmento de Produtos Financeiros.

Rolar para cima