Alavanca de marchas da transmissão

Transmissão Power Shuttle

Para as retroescavadeiras equipadas com transmissão Power Shuttle, a mudança de marchar é feita através de uma alavanca posicionada do lado direito do console frontal.

Esta alavanca é de acionamento mecânico e é necessário que o operador desacople a transmissão (colocá-la em neutro) para a mudança de marchas. Este botão também é conhecido como “Declutch.

Existem dois botões disponíveis para esta tarefa. Um botão, na própria alavanca de transmissão, que é utilizada para a troca de marchas durante o translado da máquina.

O segundo botão está posicionado na alavanca do sistema hidráulico da carregadeira. Porém, apesar de fazer a mesma função, é utilizado para desacoplar a transmissão durante o período de carregamento da caçamba. Esta ação proporciona maior força hidráulica para o conjunto de carregamento.

Também é possível trocar uma marcha colocando a alavanca de inversão de sentidos (que está posicionada do lado esquerdo do volante) em NEUTRO. Porém não é muito produtivo este tipo de operação, pois o operador precisará remover as duas mãos do volante e efetuar dois movimentos em duas alavancas diferentes.

1 – Alavanca de mudança de marchas
2 – Botão de desacoplamento da transmissão (“Declutch“)

Transmissões Power Shift

Em transmissões Power Shift, a mudança de marchas é feita através da rotação da manopla da alavanca de inversão de sentidos Frente / Ré, posicionada ao lado esquerdo do volante.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima