Após entrar na cabine, conforme mostramos no capítulo SEGURANÇA, tópico ACESSO À CABINE, o operador deve se acomodar no assento e fazer todos os ajustes disponíveis para encontrar a melhor posição de operação.
Os assentos das retroescavadeiras foram fabricados para permitir a todos os tipos físicos o melhor conforto possível. É muito importante que o operador se sinta confortável para trabalhar. Em longas jornadas de trabalho a fadiga pode ser um fator de acidentes.
Assegure-se que após o ajuste do assento, você possa acessar todos os comandos do equipamento de forma rápida, segura e confortável. Também certifique-se que os espelhos retrovisores estejam adequadamente posicionados para a melhor visibilidade do equipamento e do local de trabalho.
SEMPRE UTILIZE O CINTO DE SEGURANÇA.
Mantenha a lateral esquerda da cabine sempre limpa. O operador precisará desta área para girar o assento e posicioná-lo para as operações com o braço retro.
Ajuste também os apoios dos braços para uma operação confortável.
Lembre-se de manter o compartimento do operador sempre limpo e sem objetos soltos no seu interior.
Certifique-se que o assento está travado para iniciar as operações.
Não opere máquinas com o assento do operador solto ou com pouca fixação. Este pode ser um fator de acidentes, pois o operador não terá uma resposta rápida dos comandos caso não tenha uma base bem estável de operação.