Comando dos estabilizadores

Os estabilizadores são componentes fundamentais na operação da retroescavadeira nas operações com a caçamba traseira.

Os estabilizadores são controlados por duas alavancas independentes posicionadas junto à alavancas de controle do conjunto retro. Em alguns modelos podem estar posicionadas no console lateral.

Sua função é transferir o peso de todo o conjunto traseiro (equipamento e carga) para o solo protegendo assim os pneus traseiros e evitando variações de altura.

Vale lembrar que os pneus são fabricados de borracha e possuem ar no seu interior. Por isso são passíveis de flexão quando submetidos à carga adicional (caçamba cheia, içamento de materiais, etc.).

Os estabilizadores, desta forma, deixam a máquina completamente estável e não sofrem flexões quando submetidos à cargas como citamos.

Outra função dos estabilizadores é manter a máquina o mais nivelada possível. Uma boa operação necessita de uma máquina sempre nivelada. Como os estabilizadores possuem circuitos hidráulicos independentes, podem ser ajustados na sua altura e garantir o melhor nivelamento possível.

Lembre-se que não é necessário levantar toda a máquina através dos estabilizadores. Basta alguns centímetros acima do solo, algo em torno de 15 a 20 cm, para que eles possam atuar. Quanto mais alto a máquina fica, menor será a capacidade de alcance da profundidade máxima de escavação do equipamento.

Os estabilizadores também podem ser utilizados em manobras de transposição de valas e obstáculos encontrados nos canteiros de obras. Porém sua utilização deve ser feita com muito cuidado para evitar acidentes, uma vez que estes componentes não tem a função principal de movimentação da máquina.

Existem dois tipos de cinematismo do conjunto retro: a versão SIDE SHIFT, que possui um deslocamento lateral de todo o conjunto e a versão PIVOT CENTRAL, que apresenta a lança em um ponto fixo e permite apenas o seu giro. No Brasil, a grande maioria das máquinas são PIVOT CENTRAL.

Na ilustração abaixo você verá como os estabilizadores atuam em cada um destes cinematismos.

DICA DE SEGURANÇA: Todas as vezes que a máquina estiver em movimento, certifique-se que os estabilizadores estão na posição recolhida. Como o sistema de abertura dos estabilizadores na versão PIVOT CENTRAL é radial, eles sempre excedem o limite de largura da máquina quando estão acionados, podendo causar acidentes durante as movimentações com a máquina.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima