Estrutura R.O.P.S / F.O.P.S.

Uma das características mais importantes de uma cabine de retroescavadeira é a CERTIFICAÇÃO R.O.P.S. / F.O.P.S.

Uma cabine certificada R.O.P.S / F.O.P.S. significa que foi construída a partir das normas ISO (International Organization for Standardization) 12.117 3.471 para a certificação R.O.P.S., enquanto a certificação F.O.P.S. é regulamentada pelas normas 3.449 e 10.262. A ISO exige, ainda, que uma plaqueta seja fixada nas cabines certificadas.

A certificação R.O.P.S. assegura ao operador do equipamento que, em caso de tombamento da máquina, a cabine não irá se deformar. Em outras palavras, a cabine da retroescavadeira suportará o peso do equipamento e não esmagará o operador.

A certificação F.O.P.S. diz que, em caso de queda de objetos (pesos e características definidos pela norma ISO) a cabine não sofrerá deformações, protegendo assim o operador.

Em ambos os casos citados acima, o USO DO CINTO DE SEGURANÇA É FUNDAMENTAL. Um operador que não utiliza o cinto de segurança poderá ser arremessado para fora da máquina causando grave acidente.

Para que a cabine não perca a sua certificação, NUNCA ALTERE AS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS através de FUROS ou SOLDAS adicionais. Isto fará com que a cabine perca as suas características de resistência em caso de acidentes de tombamento ou queda de objetos.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima