Freio de estacionamento

Alavanca de acionamento do freio de estacionamento

O freio de estacionamento é um componente de extrema importância em máquinas pesadas. Por isso é importante mantê-lo sempre em funcionamento para que, quando acionado, execute sua função com eficiência.

Na maioria das retroescavadeiras presentes no mercado o freio de estacionamento é acionado por uma alavanca mecânica no painel lateral, ao lado da alavanca do comando hidráulico frontal. Esta alavanca faz com que os freios de serviços sejam aplicados impedindo assim a movimentação da máquina.

FREIO DE ESTACIONAMENTO SAHR

Alguns modelos apresentam um sistema de freio de estacionamento já utilizado em pás carregadeiras. O SAHR (Spring Applied, Hydraulic Released – Aplicado por mola, Liberado Hidraulicamente). Este sistema é utilizado na saída da transmissão e é acionado através de um botão no painel de instrumentos.

Sistema SAHR de freio de estacionamento
Botão de acionamento do freio de estacionamento

NUNCA ACIONE O BOTÃO DE FREIO DE ESTACIONAMENTO COM A MÁQUINA EM MOVIMENTO.

Este sistema de freio de estacionamento (SAHR) é extremamente eficiente e provoca a parada imediata da máquina. Caso o operador esteja em uma velocidade alta, durante um translado com a máquina, o acionamento deste sistema poderá lançar o operador para frente, provocando um acidente.

Por isso, além de não acionar este freio de estacionamento durante o movimento da máquina, USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima