Inspeção diária

Antes de começar cada turno deve-se fazer uma inspeção prévia antes de dar partida na máquina.

Chamamos de INSPEÇÃO PRELIMINAR a inspeção realizada ANTES DA OPERAÇÃO. Este procedimento é fundamental para que o operador tenha total segurança durante a operação e a melhor produtividade possível, sempre com o menor consumo de combustível.

Consulte o Manual de Operação e Manutenção da sua máquina para conhecer todos os pontos que exigem uma inspeção específica, pois até mesmo um operador muito experiente pode se esquecer de fazer essa importante inspeção antes de dar partida na máquina quando estiver pressionado pelo tempo.

Algumas empresas possuem um check-list próprio, outras não.
É aconselhável que você crie um check-list, caso não receba um, para evitar de esquecer de algum ponto a ser verificado como por exemplo o estado das caçambas, o torque das porcas das rodas e a limpeza dos vidros da cabine.

Exemplo de Check-list para Retroescavadeira

Para uma inspeção preliminar perfeita, utilizamos um método chamado WALK AROUND, ou PASSEIO EM VOLTA DA MÁQUINA.

Inicie o seu WALK AROUND sempre pelo lado esquerdo, em frente à cabine e circule a máquina no sentido anti-horário verificando cada ponto de inspeção. Procure olhar sempre de cima para baixo. Assim você poderá detectar todas as falhas ou danos no seu equipamento de forma rápida e segura.

Lembre-se que as caçambas devem estar apoiadas no solo ou com as travas segurança aplicadas para uma inspeção segura.

Nas próximas aulas você irá conhecer todas as inspeções diárias que devem ser executadas em uma retroescavadeira antes de iniciar a jornada de trabalho.

Post a comment

Leave a Comment

Rolar para cima