Podemos definir uma retroescavadeira como um equipamento autopropelido, ou seja, que se desloca através de um meio próprio de propulsão (motor), equipado com um equipamento frontal de carregamento e um equipamento traseiro para escavação.
Estes equipamentos de carregamento frontal e de escavação traseiro são acionados por circuitos hidráulicos com comandos no compartimento do operador.
O deslocamento da retroescavadeira é feito através do trem-de-força composto pelo motor, conversor de torque, transmissão e eixos traseiro e dianteiro (versão 4×4).
Por ser um equipamento de acionamento hidráulico pode receber diferentes opcionais como rompedores de concreto, perfuratriz e outros equipamentos que utilizam a vazão hidráulica como fonte de acionamento e força.
Neste curso vamos abordar cada componente desta máquina e você terá a oportunidade de entender em detalhes o seu funcionamento.
LADO DIREITO, LADO ESQUERDO, DIANTEIRA E TRASEIRA DA MÁQUINA
As expressões “lado direito” e “lado esquerdo”, “dianteira” e “traseira”, indicam os lados direito e esquerdo da máquina vistos do assento do operador.
Retroescavadeira
1. LADO ESQUERDO
2. DIANTEIRA
3. LADO DIREITO
Máquina básica e carregadeira
1. LADO ESQUERDO
2. DIANTEIRA
3. LADO DIREITO
4. TRASEIRA