Padrão BHL (ISO) – Padrão SAE

Muitos operadores de retroescavadeiras possuem experiência em um outro equipamento com características semelhantes: a escavadeira hidráulica.

Por isso, é muito comum que estes operadores, quando saem de uma escavadeira hidráulica e começam a operar uma retroescavadeira, tenham alguma dificuldade para se adaptar aos comandos de escavação do conjunto retro.

Para minimizar este efeito, alguns equipamentos disponibilizam um sistema que inverte os movimentos do braço e da lança nas alavancas de comando da retro, para que o operador utilize o desenho de comandos da escavadeira hidráulica. Este recurso facilita muito a adaptação de todos os operadores e permite uma melhor produtividade a partir da sua experiência.

Este mesmo recurso também é disponível em algumas escavadeiras hidráulicas com o mesmo objetivo citado acima.

No esquema acima, você verá que os movimentos do braço principal nos comandos de retroescavadeiras são efetuados pela alavanca da esquerda (para frente e para trás), enquanto o movimento da lança (ou braço de penetração) é realizado pela alavanca da direita (para frente e para trás). Este formato é chamado ISO ou padrão BHL.

Nas escavadeiras hidráulicas, há uma inversão de movimentos: na alavanca da direita (para frente e para trás) o operador realiza os movimentos do braço principal e na alavanca da esquerda (para frente e para trás) os movimentos da lança (ou braço de escavação). Este formato é conhecido como SAE ou Desenho Escavadeira.

Os demais movimentos de caçamba e giro do conjunto retro não se alteram nestes dois sistemas de alavancas.

A seleção do tipo de desenho das alavancas é feita através de uma alavanca manual. Em modelos que não apresentam este recurso, é possível fazer esta alteração através da montagem dos tirantes do comando do distribuidor da retroescavadeira, mas não é uma alteração recomendada, uma vez que depende das características de montagem de cada equipamento.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima