Painel de instrumentos

RetroescavadeiraB90B-2[1] - Ricci Maquinas

O console lateral direito está posicionado de forma que o operador possa consultá-lo em qualquer tipo de operação: com a carregadeira ou com o braço retro.

Neste console está o PAINEL DE INSTRUMENTOS, os comandos do ar condicionado, freio de estacionamento, alavanca manual do acelerador e alguns botões de controle dos faróis e limpadores de parabrisa.

Por ser uma máquina com pouca eletrônica embarcada, os painéis de instrumentos da maioria das retroescavadeiras produzidas no Brasil utilizam mostradores analógicos (com ponteiros) e luzes de advertência.

Quando estiver operando a máquina fique atento ao painel de instrumentos durante todo o tempo.

Ao ligar a máquina as luzes indicativas irão se acender e apagarão logo em seguida. Este procedimento é fundamental para que o operador possa se certificar que todos os sinais luminosos e mostradores analógicos estão funcionando corretamente.

Algumas máquinas possuem sistemas de advertência tanto sonoros quanto visuais. Se durante a operação alguma luz de advertência permanecer acessa intermitentemente ou soar algum sinal sonoro, pare a máquina e identifique a causa para poder prosseguir a operação sem danificar o equipamento.

A imagem abaixo mostra um painel de uma retroescavadeira. Normalmente você encontrará estas informações no painel, mas lembre de consultar o Manual de Operação e Manutenção da sua máquina para conhecer todos os instrumentos e suas respectivas funções, além dos códigos de falha que porventura sejam indicados no painel.

Procure operar sempre dentro das faixas normais indicadas pelo fabricante.

Neste painel ainda podem conter os seguintes comandos: Comando de tração 4×4, controle do ar condicionado (ventilador e temperatura).


Cada modelo de máquina possui uma disposição dos interruptores e instrumentos de controle, portanto o importante é verificar pela simbologia o que é acionado pelo interruptor antes de iniciar a operação da máquina.

As luzes indicadoras e de advertência estão posicionadas normalmente próximas umas das outras.

Estas luzes tem a função de indicar o funcionamento da máquina. Para checar seu funcionamento elas acendem e apagam, exceto a luz de freio que irá permanecer acessa enquanto o freio de estacionamento estiver aplicado.

As luzes de indicação são: luzes de transporte, ar condicionado, freio de estacionamento.

As luzes de advertência são: baixa pressão do óleo do motor, elevada temperatura do óleo do eixo traseiro,  alternador, restrição do filtro de óleo hidráulico e do filtro de ar e dependendo da máquina pode ter ainda aquecedor do ar de admissão do motor, advertência de baixo nível de combustível ou outro opcional disponível em cada marca.
Observar estas luzes constantemente durante a operação, se alguma se acender pare a máquina e verifique, não continue trabalhando.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima