Pedais do freio

Os pedais de freios de uma retroescavadeira estão posicionados no console frontal e são acionados pelo pé esquerdo do operador.

Retroescavadeiras normalmente possuem freios apenas no eixo traseiro com dois circuitos independentes. Um para o lado direito e um para o lado esquerdo.

Desta forma o operador pode selecionar o modo de utilização dos freios de acordo com a sua necessidade.

O primeiro modo é o acionamento simultâneo dos dois pedais. Este recurso deve ser utilizado sempre que a máquina estiver em deslocamentos longos em estradas ou pátios. Com esta forma de acionamento o operador garantirá que a máquina terá os freios aplicados de forma igual para o lado direito e esquerdo. Isto impede que a máquina se desloque para apenas um lado durante a frenagem, podendo provocar algum acidente.

Em trabalhos em espaços reduzidos e solos que permitem o deslizamento dos pneus, o operador pode optar por acionar os lados do freio de forma independente. Isto faz com que um dos lados pare e o outro continue em movimento. Desta forma o raio de giro da máquina é reduzido e o operador ganha maior versatilidade para suas manobras.

Cuidado com o tipo de solo que esta operação será feita. Os pneus poderão sofrer desgaste prematuro em situações onde o deslizamento é reduzido.

Para selecionar o tipo de acionamento dos freios, utilize a trava mecânica dos pedais.

NUNCA faça um deslocamento ou operação de carregamento com os pés apoiados (descansando) sobre os pedais. Esta operação não é correta e poderá causar desgaste prematuro dos discos de freios causando superaquecimento em todo o sistema localizado no eixo traseiro.

Evite frenagens bruscas e altas velocidades de deslocamento.

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima