Pedal do acelerador e Acelerador manual

Retroescavadeiras possuem dois sistemas de aceleração do motor:

1 – Pedal do acelerador.

O operador deve utilizar o pedal de acelerador durante os deslocamentos do equipamento ou durante as operações com o equipamento frontal. Procure utilizar uma rotação confortável para que a máquina faça sua tarefa sem forçar o motor. Rotações muito baixas ou muito altas podem gerar desgaste no equipamento além de elevar o consumo de combustível.

Pedal do acelerador

2 – Alavanca do acelerador

A alavanca manual do acelerador está posicionada no painel lateral de instrumentos e é utilizada para ajustar a rotação do motor durante as operações com o equipamento traseiro (retro). A rotação do motor deve ser suficiente para alimentar a bomba hidráulica sempre em função da demanda exigida pelo trabalho. Ou seja, em trabalhos mais leves, o operador poderá utilizar rotações mais baixas. Em trabalhos pesados, rotações mais altas.

Uma dica importante: procure trabalhar entre as rotações 1.300 rpm a 1.800 rpm. Esta faixa de rotações proporciona o melhor consumo de combustível para a máquina. No entanto, esta faixa deverá ser ajustada para cada tipo de modelo disponível no mercado e de acordo com a sua experiência de campo.

Alavanca do acelerador manual

Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima