Os pneus de uma retroescavadeira são os últimos componentes do trem-de-força para a transmissão da potência e torque do motor até o solo.
Por isso, ter pneus em boas condições de operação é fundamental para uma boa operação e um baixo consumo de combustível.
MANTENHA O PNEU DA SUA MÁQUINA SEMPRE CALIBRADO. O valor correto da pressão dos pneus é informado pelo fabricando da máquina no Manual de Operação e Manutenção. NUNCA UTILIZE PRESSÕES NO PNEU diferentes das indicadas pelo fabricante.
Pneus com baixa pressão:
Pneus com alta pressão:
Outra dica importante é não utilizar pneus de medidas diferentes nos lados esquerdo e direito. Isto pode causar danos ao diferencial e à transmissão, uma vez que os pneus terão rotações diferentes em função da sua medida externa.
Preste atenção no torque de aperto dos parafusos da roda. É muito importante que as rodas estejam fixadas ao conjunto com o torque correto. Estes valores também são especificados pelo fabricante no Manual de Operação de Manutenção.
Em máquinas com tração apenas na traseira (4×2) utiliza-se pneus direcionais. Nesta situação o pneu não exercerá tração no solo.
Para a versão tracionada (4×4) os pneus deverão ter um perfil de tração, com gomos para penetração no solo e consequentemente melhor aderência ao solo. Este tipo de pneu não é indicado para deslocamentos em grandes distâncias, pois os gomos podem se danificar em altas velocidades.
A unidade mais conhecida para a calibragem dos pneus é a PSI (Pound Square Inch – Libras por polegada quadrada). Você também poderá encontrar calibradores com a unidade Bar (Sistema Internacional).
1 Bar = 14,5038 PSI
Procedimentos de segurança para inflar um pneu completamente vazio:
1. Antes de inflar o pneu, instale a roda corretamente na máquina ou coloque a roda em um dispositivo de segurança (gaiola de calibragem do pneu).
2. Utilize uma mangueira de ar com uma válvula de corte à distância e um bocal.
3. Certifique-se de usar uma proteção para o rosto. Posicione-se atrás da banda de rodagem do pneu e certifique-se que ninguém esteja ao lado do pneu, antes de começar a inflar.
4. Calibre o pneu com a pressão de ar recomendada. NÃO encha o pneu com uma pressão maior do que a indicada pelo fabricante
Um dos acidentes mais comuns e letais é a explosão do pneu quando a pressão excede a indicada pelo fabricante.