Os cilindros hidráulicos são responsáveis por transformar a pressão hidráulica presente no sistema em força para o acionamento dos implementos (frontal e traseiro).
Esta força é transmitida aos implementos através de articulações mecânicas presentes na parte frontal e traseira. Chamamos isto de cinematismo. A força dos cilindros em conjunto com o cinematismo resulta na força total presente nas caçambas (dianteira e traseira).
Os cilindros hidráulicos são compostos por vários componentes: camisa, haste e êmbolo. Além dos anéis de vedação, muito importantes para reter a pressão hidráulica presente no interior dos cilindros.
Os cilindros hidráulicos podem exercer força quando a haste está em expansão ou em recolhimento. A força maior será durante o período de expansão pois a área de contato do fluído com a cabeça do êmbolo será maior. A fórmula matemática abaixo mostra esta diferença:
Onde:
Para o cilindro em expansão: F = P x A1
Para o cilindro em recolhimento: F = P x A2
Como A1 é maior que A2, a força resultante durante a expansão do cilindro será maior que durante o recolhimento.
É muito importante sempre manter limpos os cilindros, principalmente as hastes. Sujeira e detritos podem entrar no sistema hidráulico através das hastes e dos retentores já gastos.