Uma das principais variações de retroescavadeiras está na configuração do eixo dianteiro.
Existem basicamente dois tipos de montagem do eixo dianteiro: a versão 4X2 e a versão 4×4.
4 x 2 significa que atração da máquina é realizada apenas pelos dois pneus do eixo traseiro. Em resumo, a máquina possui 4 pneus porém apenas 2 (do eixo traseiro) fornecem tração ao equipamento.
As grandes vantagens desta configuração são o preço e a simplicidade de construção, pois utilizam menos componentes que um eixo tracionado e, por ser simples, não apresentam defeitos sérios. Mas lembre-se que o eixo dianteiro suporta uma elevada carga proveniente do material carregado no equipamento frontal. Se esta carga for excessiva, o eixo pode sofrer danos, principalmente na sua articulação junto ao chassi e nas extremidades das rodas.
Se a operação da máquina for em local plano com solo firme, onde não há necessidade de tração integral, a versão 4×2 pode apresentar um bom desempenho.
Normalmente uma retroescavadeira com tração apenas no eixo traseiro (4×2) utiliza pneus direcionais no eixo dianteiro. Estes pneus são mais baratos o que torna o custo operacional mais baixo.
Uma dica interessante quando for operar uma retroescavadeira é observar a capacidade estática de carga, em kg, permitida para o eixo dianteiro. Nunca exceda este valor, assim você garantirá uma longa vida útil aos componentes do eixo dianteiro. Você encontra esta informação no folheto técnico do fabricante do equipamento.