Retroescavadeiras 4 x 2

 

Uma das principais variações de retroescavadeiras está na configuração do eixo dianteiro. 

Existem basicamente dois tipos de montagem do eixo dianteiro: a versão 4X2 e a versão 4×4.

4 x 2 significa que  atração da máquina é realizada apenas pelos dois pneus do eixo traseiro. Em resumo, a máquina possui 4 pneus porém apenas 2 (do eixo traseiro) fornecem tração ao equipamento.

As grandes vantagens desta configuração são o preço e a simplicidade de construção, pois utilizam menos componentes que um eixo tracionado e, por ser simples, não apresentam defeitos sérios. Mas lembre-se que o eixo dianteiro suporta uma elevada carga proveniente do material carregado no equipamento frontal. Se esta carga for excessiva, o eixo pode sofrer danos, principalmente na sua articulação junto ao chassi e nas extremidades das rodas.

Se a operação da máquina for em local plano com solo firme, onde não há necessidade de tração integral, a versão 4×2 pode apresentar um bom desempenho.

Normalmente uma retroescavadeira com tração apenas no eixo traseiro (4×2) utiliza pneus direcionais no eixo dianteiro. Estes pneus são mais baratos o que torna o custo operacional mais baixo. 

Uma dica interessante quando for operar uma retroescavadeira é observar a capacidade estática de carga, em kg, permitida para o eixo dianteiro. Nunca exceda este valor, assim você garantirá uma longa vida útil aos componentes do eixo dianteiro. Você encontra esta informação no folheto técnico do fabricante do equipamento.

Rolar para cima