MÁQUINAS PESADAS NA AGRICULTURA

Aplicação de maquinas pesadas na agricultura

As maquinas são conhecidas por seus trabalhos na construção e estradas mas cada vez mais novas aplicações vem surgindo principalmente na agricultura (agronegócio).Abaixo conheceremos o que fazem estas maquinas:

Tratores de Esteiras:

Usados nas fazendas do interior servem para desmatar áreas para plantio de culturas, na abertura de estradas, formação de pastos, construção de barragens e lagoas.

Escavadeiras hidráulicas:

Utilizadas nas usinas canavieiras para a formação de curvas de nível, preparo de solo e limpeza de rios e mananciais. São também usadas para recuperarem áreas alagadas abrindo drenos específicos em campos encharcados

Pás carregadeiras:

Aplicadas principalmente no transporte de bagacinho, pó extraído da moagem da cana de açúcar destinado atualmente à geração de energia; Nas fazendas ajudam na construção de barragens e lagoas. Na extração de madeiras movimentam toras e seus subprodutos e carregamento de carvão. Em criatórios intensivos de bovinos limpam as fezes do gado.

Retroescavadeiras:

Trabalham na manutenção de estradas e no dia a dia das fazendas, na limpeza de pequenos córregos e lagoas como em plantações de arroz no sul do país.

Manipuladores telescópicos:

No campo para carregamento de big bags de adubo, gesso, calcário e fardos de palhas geradoras de energia / biomassa, sementes a granel ou em pallets, dentro de usinas de cana de açúcar e álcool para carregamento e armazenagem de big bags de açúcar e fertilizantes. Na pecuária de corte ou leiteira, atuam no carregamento de silagem (alimento do gado), ração e fardos de feno.

Minicarregadeiras:

Jardinagem, ideais em fazendas e granjas, tanto para limpeza ou manipular materiais (ração, fardos, sementes, esterco, etc) em locais confinados onde máquinas maiores não conseguem entrar.

Redigido por Paulo Tagliaferri