Para transportar a máquina em terrenos inclinados 2 fatores devem ser observados: freios em bom estado e velocidade baixa.
O operador deve evitar manobrar a máquina cruzando a rampa no meio da inclinação, faça isso na parte de cima ou de baixo e depois suba ou desça até a posição que deseja.
Caso precise trabalhar no meio da rampa faça-o com movimentos lentos e suaves, se fizer movimentos bruscos a máquina poderá tombar.
Antes de se deslocar por um declive, verifique se os freios da máquina estão funcionando corretamente.
Se a máquina perder a estabilidade, volte a frente dela para baixo e abaixe IMEDIATAMENTE a caçamba da carregadeira, pois se você virar a máquina para algum lado (esquerdo ou direito) ela pode tombar rapidamente.
Dirija em baixa velocidade para que a máquina se mantenha sob efeito dos freios por si mesma sem que você tenha que aplicá-los continuamente.
Os pedais de freio devem estar travados a fim de distribuir o efeito de frenagem de forma uniforme nas duas rodas.
NÃO coloque a máquina em neutro durante o deslocamento por terrenos em declive.
A parte pesada da máquina deve ser sempre voltada para cima. Se a carregadeira estiver cheia com material muito pesado, o operador deverá fazer o deslocamento de ré. Desta forma a distribuição de peso será uniforme e evitará o tombamento frontal da máquina.
Para subir uma encosta, escolha uma velocidade baixa que permita que a máquina suba de forma eficiente, sem aquecer o conversor de torque.
LEMBRE-SE que deve deslocar-se com o lado mais pesado da máquina virada para cima.
Em qualquer uma das situações (declives ou aclives) observe sempre o ângulo máximo permitido para o seu equipamento para que não falte lubrificação do óleo do motor.
Tenha bom senso quando for descer ou subir um local inclinado. Antes de tudo, a segurança tem que estar em primeiro lugar.