CERTIFICADO DE OPERAÇÃO

O mercado de trabalho vem passando por profundas mudanças estruturais e a cada dia que se passa exige mais conhecimento específico e qualificação dos profissionais. Isto não é apenas uma tendência. É uma realidade.

A contratação de novos trabalhadores em diversas áreas está diretamente ligada com o seu conhecimento prévio, porém com uma diferença bem distinta de tempos atrás: não basta mais apenas saber ou ter experiência na carteira. É preciso estar certificado. 

Com a chegada de novas tecnologias nos equipamentos pesados as empresas agora necessitam de profissionais que compreendam todos os recursos que o equipamento possui. Para adquirir estes conhecimentos somente uma sala de aula com um instrutor qualificado poderá suprir esta necessidade. Estas tecnologias não são transmitidas como antigamente, ou seja, através do operador mais experiente. 

A necessidade do certificado porém não elimina a necessidade da experiência dos operadores antigos. Pelo contrário, um operador que já possui vários anos de campo tende a melhorar ainda mais a sua qualidade de operação quando passa por um curso formal e obtém novos conhecimentos. 

A exigência de um certificado não é apenas uma demanda das empresas. O Ministério do Trabalho, através das normas regulamentadoras NR11 e NR12 também exige que o operador para exercer sua profissão tenha um certificado de qualificação. Segundo estas normas o certificado tem validade de um ano a partir da sua data de emissão.

Novas tecnologias como gestão e análise de fluidos, monitoramento remoto e telemetria, gerenciamento eletrônico do motor e dos modos de trabalho e operação guiada por satélite são algumas das novidades que boa parte dos nossos operadores ainda não incorporou no seu currículo.

Mas a grande pergunta que a maioria dos operadores devem estar se fazendo agora é também difícil de responder. Aondo achar um curso que me prepare e me certifique com o perfil que o mercado exige? Infelizmente no Brasil ainda não temos muitas escolas preparadas para este novo desafio. Portanto não é fácil achar um curso que trate de temas tão específicos como os citados acima. 

Esta é a nossa realidade. Se não temos operadores certificados também não temos muitas opções de escolas preparadas. É importante que os fabricantes tenham a iniciativa de levar a suas novas tecnologias para o mercado. Estamos falando de investimentos em treinamentos que possam trazer conhecimentos reais ao trabalho dos operadores. O Brasil é muito grande. Será um grande desafio preparar de forma consistente e constante os nossos operadores. Nós da OPERACTION acreditamos que isto é possível. E estamos trabalhando para que esta nova realidade faça parte da rotina dos nossos operadores. 

Certifique-se. Busque novos desafios. Este é o caminho.

Redigido por Marcus Lacerda

Rolar para cima