A qualidade do óleo diesel é a maior preocupação dos condutores de veículos movida com este combustível. Existem duas opções (com e sem aditivos) disponíveis de diesel (comum S-10 e comum S-500, aditivado S-10, aditivado S-500) faz com que muitos consumidores desconheçam as diferenças entre esses combustíveis e não saiba identificá-los na hora de abastecer, sem contar é claro que o diesel adulterado que deveria ser nossa maior preocupação.
Examinar a coloração, a cor é o elemento mais visível do tipo de combustível que você está comprando, mas há outras coisas que você pode observar e exigir do posto de abastecimento.
Critérios de coloração do diesel :
- Diesel S-10 (Baixo teor de enxofre): coloração de transparente a amarelo claro.
- Diesel S-500: coloração vermelha.
Sempre observar:
- O preço do combustível na bomba: preço muito abaixo do valor de mercado da região é um indicativo de que pode haver adulteração.
- Verificar a origem do combustível: os postos são obrigados a apresentar de forma clara e objetiva o distribuidor do diesel que está oferecendo, isso é muito importante no caso de postos com bandeira branca.
- Exigir Nota Fiscal. A nota deve ser guardada, pois é a prova de que ocombustível foi comprado naquele posto.
- Conferir se os preços no painel afixado na entrada e na bomba estão iguais.
- Em caso de irregularidades, denunciar à ANP, por meio da Central de Atendimento 0800-970-0267.
- Na dúvida, solicitar ao funcionário do posto de abastecimento que retire uma amostra de um litro de diesel, diretamente do tanque, e colocar a amostra em uma proveta transparente de vidro para verificar se há impurezas como água ou materiais estranhos no combustível.
- Verificar se o combustível possui seu cheiro (odor) característico, uma das adulterações mais comuns no mercado é o uso de querosene, que altera o odor do diesel.
- Observar se o tanque de armazenamento for aéreo (estiver visível e não enterrado) se há uma boa conservação do mesmo, se está abrigado de chuva e de variações bruscas de temperatura.
- Buscar postos que possuam um bom fluxo de abastecimento, sinal de combustível novo e de boa qualidade.
- Para quem costuma dirigir pelas mesmas estradas/regiões e abastecer nos mesmo postos, converse com os frentistas, busque saber se eles realizam frequentemente a drenagem de água dos tanques.
- Abastecer apenas em postos que possuam sistemas de filtragem do diesel, de preferência onde o diesel é filtrado no ato do abastecimento.
- Observar o desempenho do veículo após o abastecimento, caso haja alguma mudança no comportamento do veículo procurar um mecânico de confiança.
“Fraude” ou “Adulteração” em combustíveis é a adição de qualquer produto que modifique suas características originais, inviabilizando a garantia do produtor. Quando o refinador formula a gasolina, o faz de forma a atender às especificações vigentes e a outras propriedades também necessárias ao perfeito funcionamento do motor. Desta forma, ele garante o desempenho do produto. Na adulteração, a ausência destes critérios impede o desempenho adequado do produto.
Principais tipos de adulteração e produtos adicionados ao diesel:
- Adição de óleo de soja degomado;
- Adição de óleos mais pesados (residuais) , (ex. óleo queimado)
- Adição de querosene
- Óleo residual de fritura
- Óleos vegetais
- Solventes derivados de nafta
- Diesel marítimo com pó colorau
- Água com corante vermelho
- Água (problemas drenagem tanques dos postos);
- Álcool
Principais problemas do diesel adulterado:
- O mau funcionamento das bombas dos motores;
- Entupimento dos bicos injetores;
- Entupimento dos filtros;
- Aparecimento de borra no tanque (biomassa);
- Corrosão no sistema de combustível;
- Aumento de consumo;
- Perda de potência do motor;
- Aumento de emissões;
- Contaminação do óleo;
- Má dirigibilidade;
- Calço hidráulico
Redigido por Paulo Tagliaferri