COMBUSTÍVEL ADULTERADO

A qualidade do óleo diesel é a maior preocupação dos condutores de veículos movida com este combustível. Existem duas opções (com e sem aditivos) disponíveis de diesel (comum S-10 e comum S-500, aditivado S-10, aditivado S-500) faz com que muitos consumidores desconheçam as diferenças entre esses combustíveis e não saiba identificá-los na hora de abastecer, sem contar é claro que o diesel adulterado que deveria ser nossa maior preocupação.

Examinar a coloração, a cor é o elemento mais visível do tipo de combustível que você está comprando, mas há outras coisas que você pode observar e exigir do posto de abastecimento.

Critérios de coloração do diesel :

  • Diesel S-10 (Baixo teor de enxofre): coloração de transparente a amarelo claro.
  • Diesel S-500: coloração vermelha.

Sempre observar:

  • O preço do combustível na bomba: preço muito abaixo do valor de mercado da região é um indicativo de que pode haver adulteração.
  • Verificar a origem do combustível: os postos são obrigados a apresentar de forma clara e objetiva o distribuidor do diesel que está oferecendo, isso é muito importante no caso de postos com bandeira branca.
  • Exigir Nota Fiscal. A nota deve ser guardada, pois é a prova de que ocombustível foi comprado naquele posto.
  • Conferir se os preços no painel afixado na entrada e na bomba estão iguais.
  • Em caso de irregularidades, denunciar à ANP, por meio da Central de Atendimento 0800-970-0267.
  • Na dúvida, solicitar ao funcionário do posto de abastecimento que retire uma amostra de um litro de diesel, diretamente do tanque, e colocar a amostra em uma proveta transparente de vidro para verificar se há impurezas como água ou materiais estranhos no combustível.
  • Verificar se o combustível possui seu cheiro (odor) característico, uma das adulterações mais comuns no mercado é o uso de querosene, que altera o odor do diesel.
  • Observar se o tanque de armazenamento for aéreo (estiver visível e não enterrado) se há uma boa conservação do mesmo, se está abrigado de chuva e de variações bruscas de temperatura.
  • Buscar postos que possuam um bom fluxo de abastecimento, sinal de combustível novo e de boa qualidade.
  • Para quem costuma dirigir pelas mesmas estradas/regiões e abastecer nos mesmo postos, converse com os frentistas, busque saber se eles realizam frequentemente a drenagem de água dos tanques.
  • Abastecer apenas em postos que possuam sistemas de filtragem do diesel, de preferência onde o diesel é filtrado no ato do abastecimento.
  • Observar o desempenho do veículo após o abastecimento, caso haja alguma mudança no comportamento do veículo procurar um mecânico de confiança.

“Fraude” ou “Adulteração” em combustíveis é a adição de qualquer produto que modifique suas características originais, inviabilizando a garantia do produtor. Quando o refinador formula a gasolina, o faz de forma a atender às especificações vigentes e a outras propriedades também necessárias ao perfeito funcionamento do motor. Desta forma, ele garante o desempenho do produto. Na adulteração, a ausência destes critérios impede o desempenho adequado do produto.

Principais tipos de adulteração e produtos adicionados ao diesel:

  • Adição de óleo de soja degomado;
  • Adição de óleos mais pesados (residuais) , (ex. óleo queimado)
  • Adição de querosene
  • Óleo residual de fritura
  • Óleos vegetais
  • Solventes derivados de nafta
  • Diesel marítimo com pó colorau
  • Água com corante vermelho
  • Água (problemas drenagem tanques dos postos);
  • Álcool

Principais problemas do diesel adulterado:

  • O mau funcionamento das bombas dos motores;
  • Entupimento dos bicos injetores;
  • Entupimento dos filtros;
  • Aparecimento de borra no tanque (biomassa);
  • Corrosão no sistema de combustível;
  • Aumento de consumo;
  • Perda de potência do motor;
  • Aumento de emissões;
  • Contaminação do óleo;
  • Má dirigibilidade;
  • Calço hidráulico

Redigido por Paulo Tagliaferri