ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL: UMA NECESSIDADE REAL

Com a elevação do preço do óleo diesel todos os proprietários de equipamentos começam a se preocupar com as despesas do mesmo.

Um bom operador de maquinas ou motorista de caminhão tem que ficar atento a maneira de conduzir durante sua jornada, abaixo algumas dicas importantes:

1- Dirija / Opere sempre com as rotações do motor dentro da faixa verde do conta-giros, procurando encontrar a velocidade econômica de deslocamento  proporcionando prazer, conforto e principalmente segurança no trabalho.
A faixa ideal encontra-se na rotação de torque maximo do motor.

2- Evitar deixar o motor em marcha lenta por longos períodos. Desligue-o mesmo ao estacionar.

3- Antes de começar a jornada planeje mentalmente o trajeto a ser percorrido até a frente de trabalho. Isso evitará deslocamentos desnecessários ou possíveis congestionamentos.

4- Ao trocar as marchas evite o repique no acelerador.

5- Evite a sobrecarga do equipamento minimizando esforços no carregamento da caçamba, excesso de carga nos caminhões, marchas reduzidas fora de hora e principalmente sobregiros no motor.

6- Uma vez por semana calibre todos os pneus a temperatura ambiente.

7- Não use “banguela” procure manter uma marcha engrenada ou freio motor conforme o caso.

8-  Nas rodovias e estradas mantenha distância, evite freadas bruscas e desacelerações desnecessárias. Opere / dirija de forma preventiva antevendo possíveis problemas.

9-  Abasteça em postos de confiança que garantam a qualidade do diesel, drene a água do combustível sempre que necessário.Combustível adulterado altera drasticamente o desempenho do motor aumentando o consumo e reduzindo a sua vida útil.

10-  Finalmente uma dica básica, efetuar a manutenção periódica do equipamento, trocando o óleo e filtros do motor. Em condições ideais de funcionamento há redução de consumo e de emissões, alem de ganhos em segurança.

Redigido por Paulo Tagliaferri