Tecnologia e produtividade
A fresagem a frio consiste no corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico por meio de processo mecânico a frio. É realizada através de cortes por movimento rotativo contínuo, seguido de elevação do material fresado para caçamba do caminhão basculante.
A fresagem deve produzir uma superfície de textura aparentemente uniforme, sobre a qual o rolamento do tráfego seja suave.
A superfície deve ser isenta de saliências diferenciadas, sulcos contínuos e outras imperfeições de construção, quando o pavimento permitir.
A fresagem de pavimento tem como finalidade a remoção de pavimentos previamente à execução de novo revestimento asfáltico. É executada em áreas com ocorrência de remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, rupturas plásticas e corrugações, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos.
A fresagem do pavimento aplica-se também na remoção revestimento betuminoso existente sobre o tabuleiro de obras de arte especiais, em áreas de intensa deteriorização, regularização de pavimento de encontros, e como melhoria de coeficiente de atrito nas pistas em locais de alto índice de derrapagem.
A fresagem do pavimento é também a etapa preliminar para a reciclagem de pavimentos asfálticos.
No processo a frio a fresagem é executada sem qualquer pré-aquecimento.
Os serviços descritos nesta especificação abrangem o corte, desbaste, carga, transporte e descarga dos resíduos resultantes da operação de fresagem.
EQUIPAMENTOS
Todos os equipamentos devem ser examinados antes do início da execução da obra e devem estar de acordo com esta especificação. Os equipamentos básicos necessários para execução dos serviços são:
a) Máquina fresadora com as seguintes características:
-capacidade mecânica e dimensões que permitam a execução da fresagem de maneira uniforme, com dispositivos que permitam graduar corretamente a profundidade de corte;
-possuir comando hidráulico que permita variações na espessura de fresagem, com uma largura mínima de 0,20 m até a largura de 3,80;
-capacidade de nivelamento automático e precisão de corte que permitam o controle de conformação da inclinação transversal para satisfazer o projeto geométrico;
-dispositivo que permita a remoção do material cortado simultaneamente à operação de fresagem, com a elevação do material removido na pista para a caçamba do caminhão basculante;
-os dentes do tambor fresador devem ser cambiáveis e permitir que sejam extraídos e montados através de procedimentos simples e práticos, visando o controle de largura de corte.
-dispositivo que permita a asperção de água para controlar a emissão de poeira emitida na operação de fresagem
b) Caminhões basculantes;
c) Vassouras mecânicas;
d) Compressores de ar;
e) Caminhão tanque de água;
f) Miinicarregadeiras;
g) Retroescadeira de pneus;
h) Materiais de consumo: bits, jogos de dentes.
EXECUÇÃO
A remoção do pavimento asfáltico deve ser executada através de fresagem mecânica a frio do pavimento, respeitando a espessura indicada no projeto e a área demarcada previamente.
Quando o material da fresagem for destinado a reciclagem, previamente à fresagem deve ser
retirado o excesso de sujeira e resíduos da superfície do pavimento, por meio de varrição
mecânica.
O material resultante da fresagem deve ser imediatamente elevado para carga no caminhão e
transportado para o local em que for reaproveitado ou para o bota-fora.
Os locais de estocagem devem ser previstos no projeto ou em locais obtidos pela construtora e devidamente aprovados pela fiscalização.
Na ocorrência de placas de material de revestimento devido à variação de espessura da camada de revestimento a ser removida, deve-se aumentar a profundidade da fresagem para eliminação desses resíduos.
Durante a fresagem deve ser mantida a operação de jateamento de água, para resfriamento dos dentes da fresadora e controlar a emissão de poeira.
Para limpeza da área fresada, devem ser utilizadas vassouras mecânicas que disponham de caixa para recebimento do material e jateamento de ar comprimido.
CONTROLE
Controle da Superfície Fresada
A fresagem deve obedecer aos limites da área demarcada previamente.
A superfície fresada deverá apresentar textura uniforme, sendo que os sulcos resultantes não devem ultrapassar a 0,5 cm.
Controle do Desempeno da Superfície Fresada
O desempeno da superfície deve ser verificado visualmente, e é considerado satisfatório desde que não se observe caimentos para centro da pista.
Controle da Espessura Fresada
Deve-se medir a espessura da fresagem a cada passada, admitindo-se variações de mais ou menos
0,3 cm em relação à profundidade indicada no projeto.
CONTROLE AMBIENTAL
Os procedimentos de controle ambiental referem-se à proteção de corpos d’água, da vegetação lindeira e da segurança viária.
Os seguintes procedimentos devem ser observados na execução da fresagem do pavimento:
a ) Devem ser implantadas a sinalização de alerta e de segurança de acordo com as normas pertinentes aos serviços;
b) Deve ser proibido o tráfego desnecessário dos equipamentos fora do corpo da estrada para evitar danos desnecessários à vegetação e interferências na drenagem natural;
c) Aas áreas destinadas ao estacionamento e manutenção dos veículos devem ser devidamente sinalizadas, e localizadas de forma que os resíduos de lubrificantes ou combustíveis não sejam carreados para os cursos d’água. As áreas devem ser recuperadas ao final das atividades;
d) Todos os resíduos de lubrificantes ou combustíveis utilizados pelos equipamentos, seja na manutenção ou operação dos equipamentos, devem ser recolhidos em recepientes adequados e dada a destinação apropriada;
e) Caso o material fresado não venha a ser utilizado na execução de novos serviços e venha a ser estocado, deve-se nivelar o terreno do estoque, de modo permitir a drenagem conveniente da área e a retirada do material fresado quando necessário.
f) E obrigatório o uso de EPI, equipamentos de proteção individual, pelos funcionários.
CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO
O serviço deve ser medido em metro cúbico de fresagem asfaltica.
O volume é calculado multiplicando-se a extensão obtida a partir do estaqueamento pela largura da seção transversal e espessura de projeto dos locais efetivamente fresados.
Redigido por Paulo Tagliaferri