LEVANTAMENTO DE ROCHAS

LEVANTAMENTO DE ROCHAS COM ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

Há previsão de algum acidente neste quadro?

Com uma escavadeira hidráulica, um operador está escavando uma calçada para receber uma tubulação de água em uma rua de 4,1 metros de largura. Ele retirou uma pedra pesando aproximadamente 200 kg. Ele está levantando-a com uma corrente e cabo de aço fixados à caçamba para carregá-la em um caminhão enquanto outro trabalhador observa o trabalho nas proximidades.

Agora você prevê algum acidente olhando este quadro?

Este foi o resultado do acidente!

A pedra se soltou da corrente porque ela estava pendurada com uma única corrente e perdeu o equilíbrio. A pedra atingiu o trabalhador e o matou.

Dicas para prevenir acidentes semelhantes

  1. Levantar um objeto com uma caçamba não é a principal aplicação de escavadeiras hidráulicas ou similares. Se for muito necessário usá-las observe as instruções estabelecidas nas normas regulamentadoras NR10, NR11 e NR35.
    Além disso crie um conjunto de sinalizações para o trabalho e contrate um sinaleiro com antecedência para instruir os outros que estão no trabalho.
  2. Nunca deixe ninguém chegar perto da área de trabalho onde ele/ela podem ser feridos se um objeto pendurado cair.
  3. Quando for necessário fazer um trabalho com corda ou corrente, examine cuidadosamente com antecedência as mesmas que serão usadas no processo do trabalho e certifique-se das conclusões a serem seguidas, sem falhas.