MERCADO AGRÍCOLA

SERÁ O MERCADO AGRÍCOLA A SOLUÇÃO PARA A LINHA AMARELA?

01/05/2018
Enviado por Marcus Lacerda

A 25edição da AGRISHOW – maior feira de agronegócios da América Latina – foi aberta ontem, 30 de abril, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

A AGRISHOW é reconhecida pelo elevado potencial de negócios para o segumento agropecuário com uma expectativa de movimentação de mais de 2,3 bilhões de reais nesta edição 2018.

O mercado brasileiro de máquinas pesadas vem sofrendo, ao longo dos últimos 5 anos, uma enorme retração. Saímos de um volume de vendas de aproximadamente 30.000 máquinas em 2013 para 7.500 unidades vendidas em 2017. Muitos fabricantes tiveram suas produções redimensionadas para o mercado interno e a exportação, principalmente para a América Latina, tornou-se uma válvula de escoamento da produção interna.

É natural que o segmento de máquinas pesadas da linha amarela veja no segmento agrícola uma excelente oportunidade para vendas, uma vez que os tradicionais mercados estão ainda em profunda crise. Mas será que há tanto mercado assim para as máquinas pesadas?

Para o pequeno agricultor, que investe em tratores de pequeno e médio portes, as máquinas da linha amarela representam um elevado custo de aquisição e não são a solução completa para as suas necessidades. Os tratores agrícolas, para os pequenos agricultores sempre foi o “canivete suiço”, uma máquina que resolve todos os problemas e necessidades no campo. 

Já para o agricultor de médio porte certas demandas podem ser supridas com as máquinas pesadas. Algumas propriedades necessitam de manutenção de estradas, aberturas de valas de irrigação, curvas de nível, açudes para armazenamento de água e, dependendo do tipo de cultivo, a manipulação de cargas. Porém fica a grande pergunta: há trabalho para estas máquinas o ano todo? A locação não seria o melhor caminho? Vamos lembrar que o custo de aquisição e operação de equipamentos como motoniveladoras, pás carregadeiras ou escavadeiras hidráulicas são muito altos e nem sempre o retorno financeiro é viável.

No caso de grandes propriedades, o conhecido agrobusiness, as mesmas aplicações e necessidades do agrilcultor de médio porte estão presentes em volumes que possam justificar o investimento em uma máquina pesada. A infraestrutura dos grandes negócios agrícolas pode absorver os custos elevados destes equipamentos. Aqui há sim mercado e aplicações que justifiquem o investimento em marketing e publicidade dos fabricantes. Apenas um detalhe tem que ser levado em consideração: não seria melhor, em função do número de empresários do agronegócio, um marketing direto? Uma abordagem específica para cada necessidade? 

Um evento como a AGRISHOW tem um elevado poder de influência no segmento agrícola. Para os fabricantes de máquinas o custo de montagem de um stand não é pequeno. Então fica mais uma pergunta: as margens financeiras provenientes de eventuais vendas na feira pagam o investimento de estar lá? 

Máquinas agrícolas foram projetadas para atender as demandas do campo. A maioria destas máquinas tem como característica técnica fundamental a tração. A grande maioria dos implementos agrícolas necessitam de tração para executarem os seus respectivos trabalhos. As máquinas da linha amarela em sua grande maioria são máquinas de carga e movimentação de terra em larga escala. Esta diferença conceitual é muito importante na escolha da tecnologia que vai trazer a solução para as necessidades do campo com o melhor custo operacional. 


Stand Case CE Agrishow

Esta na hora das empresas fabricantes de máquinas da linha amarela pensarem nos seus tradicionais mercados, novos nichos e nas novas possibilidades de aplicação, que não são poucas. O mercado das máquinas pesadas voltará em um ou dois anos, por isso está na hora de trabalhar e preparar novas opções técnicas. Não se trata de virar as costas para a agricultura, mas de entender que somente este segmento não será a solução de vendas dos próximos anos.

Redigido por Marcus Lacerda

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