Planejamento e segurança em operações de máquinas pesadas, que há pouco tempo eram temas secundários, se tornaram pauta prioritária devido aos recentes acontecimentos que evidenciaram de maneira negativa o setor da construção.
Principais causas de acidentes envolvendo operadores de máquinas pesadas:
1- Falha no planejamento
2- Falta de supervisão
3- Baixa qualificação de operadores, falta de treinamento.
4- Alta carga horária de trabalho, inclusive noturno.
5- Complexidade operacional
6- Negligências na operação
7-Falta de equipamentos de segurança
Abaixo algumas dicas e conselhos básicos que podem reduzir a quantidade de lesões que ocorrem em seu local de trabalho. Ao seguir estes simples passos, você será capaz de reduzir o risco de pedido de indenização por acidente.
– Tente evitar usar roupas soltas ou joias se operar máquinas – isto é algo que lhe foi ensinado na escola e é uma coisa boa para a prática de como isso pode resultar em evitar um acidente fatal.
– Cobrar de seu empregador o treinamento correto para exercer seu trabalho com segurança – varias empresas fornecem treinamentos específicos explicando as políticas de saúde e segurança que devem ser seguidas em todas as fases da operação.
– Tomar medidas necessárias para evitar a entrada de pessoas no raio de ação da máquina. Pontos cegos podem ocasionar acidentes involuntários.
– Mantenha os cabelos longos amarrados para trás e fora do caminho-A falta de visão simultânea pode interferir na operação.
– Informe o seu empregador, se você tem dores ou se tem algo que o impeça de executar seu trabalho corretamente. Muitos problemas podem ser evitados.
– Detalhe quaisquer ferimentos, doenças ou tensões que possam ter ocorridos para a sua chefia, logo que elas acontecem – isso ajudará a limitar e destacar quaisquer áreas com problemas que precisarão ser reacessados para evitar que aconteçam novamente no futuro.
– Informe o seu empregador, se você faz uso de medicação que pode impedi-lo de fazer o seu trabalho corretamente ex. calmantes, o uso de tais medicações coloca você e aqueles ao seu redor em risco de acidente.
– O uso incorreto de equipamentos de segurança podem permitir que você não esteja devidamente protegido.
– Na máquina não utilizar acessórios que você desconhece seu funcionamento, ex. martelo hidráulico – é muito importante usar as ferramentas e equipamentos somente com as instruções ou você pode aumentar essa chance de uma lesão.
– Aplicar o senso comum para cada risco observe a inclinação máxima e sempre mantenha uma distância mínima de dois metros das bordas, valas, etc., cuidado com mudança de sentido de direção em relação a buracos ou irregularidades do terreno.
– Ao trafegar entre áreas com desnível sempre utilizar acessos adequados para mudar de áreas, a inversão nas encostas deve ser feita de forma harmoniosa e com o implemento levantado de tal forma que a frente da máquina fique sempre na parte mais baixa do terreno.
– No caso de choque ou tombamento desligue imediatamente o motor, pois do contrário, poderá haver início de incêndio. Não esqueça da chave geral.
– Para trabalhar com segurança, perto de barrancos ou valas, mantenha uma distância de pelo menos a altura do barranco ou vala, entre a máquina e o início da ribanceira.
– Não faça rebocamentos com correntes ou cabos de aço, pois, se o veículo atolado sair de uma vez, fatalmente irá atropelar a maquina que o está rebocando.
– Quando for puxar máquinas, caminhões, etc., verifique se o cambão está bem fixo em ambos os veículos e centralizado.
– Não improvisar “macacos” para consertos ou reparos e nem para erguer ou abaixar escavadeiras ou outras máquinas pesadas.
– Ao interromper um trabalho, ainda que por pouco tempo, apoie o implemento no solo.
Primeiros socorros em acidentes
O atendimento imediato, a presteza e atuação correta do operador, podem ser vitais para a vítima e até evitar consequências graves.
a) Cuide de sua segurança – Se possível, a maquina devera estar posicionada em um local seguro e desligada.
b) Sinalize e isole o local do acidente – Use triângulo, galhos de árvores ou outros objetos que devem ser colocados a uma distância segura do local.
c) Não tome nenhuma atitude antes de examinar – observe bem o acidente para melhor se informar e saber o que fazer além de prestar melhores esclarecimentos ao atendimento médico.
d) Se estiver escuro não use fósforos ou qualquer objeto inflamável – No caso de vazamento de gases pode provocar incêndios.
e) Peça ajuda – Evite agir sozinhos, principalmente na remoção ou movimentação de veículos ou objetos pesados.
Danos causados ao trabalhador
O somatório das perdas, muitas delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do operador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade.
As estatísticas da Previdência Social, que registram os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou
incapacitadas para o trabalho.
Lembre-se sempre que os operadores que sobrevivem a acidentes com maquinas pesadas são também atingidos por danos que se materializam em:
- Sofrimento físico e mental;
- Cirurgias e remédios;
- Próteses e assistência médica;
- Fisioterapia e assistência psicológica;
- Dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção;
- Diminuição do poder aquisitivo;
- Desamparo à família;
- Estigmatizaçao do acidentado;
- Desemprego;
- Marginalização;
- Depressão e traumas.
A segurança e fundamental.
Redigido por Paulo Tagliaferri