PORQUE TREINAR UM OPERADOR

Listamos abaixo alguns motivos para treinar um operador de máquinas pesadas

1 – SEGURANÇA

Por mais simples que pareça ainda existem operações no campo colocando em risco a vida dos operadores e de pessoas em volta do equipamento. Segurança sempre estará em primeiro lugar.

2 – ECONOMIA

Um operador que passa por um treinamento consegue economizar muito dinheiro. Um bom treinamento traz informações importantes sobre uso adequado do equipamento. E se o operador utiliza a máquina de forma correta ele certamente economizará muito na operação.

3 – PRODUTIVIDADE

Se economizar é importante, produzir mais não fica atrás. Um operador treinamento pode produzir muito mais que um operador sem formação.

4 – LONGA VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO

Quem passa por um treinamento aprende a proteger o seu equipamento. Conhecer o funcionamento e o limite dos principais componentes garante uma longa vida útil a todo o conjunto.

5 – NOVAS TECNOLOGIAS

As máquinas de hoje oferecem uma eletrônica embarcada muito sofisticada. Conhecer todos os recursos disponíveis do equipamento é fundamental para uma boa operação. Existem configurações muito sensíveis e só um operador treinado pode executá-las com confiança e segurança. Para um operador sem treinamento são apenas botões e números.

6 – É OBRIGATÓRIO

De acordo com as normas NR10, NR11, NR12 e outras legislações, o treinamento do operador deve ser anual e é obrigatório. Evita multas do ministério do trabalho e mantenha no seu canteiro de obras profissionais atualizados.

7 – É BARATO

O treinamento de operadores representa menos de 1% do custo do equipamento. Os benefícios alcançados são incalculáveis.

8 – É BOM PARA A NATUREZA

Equipamentos pesados trazem grandes impactos na natureza. Conhecer todas as caracterísiticas que minimizam estes ipactos é fundamental para uma operação ecologicamente correta. Temas como emissão de poluentes, descarte de resíduos e outros são parte fundamental de um treinamento.

9 – VALORIZA O PROFISSIONAL

Um operador treinamento é mais valorizado que um operador sem formação. Além da profissão, o treinamento traz muitos conhecimentos em diversas temas como cidadania, ética, respeito e limites profissionais.

10 –  CONHECIMENTO NÃO OCUPA LUGAR NO ESPAÇO

Todo conhecimento adquirido é importante para o ser humano. Não existe ninguém que sabe tudo. Sempre aprendemos com outras pessoas. Toda transformação começa em uma sala de aula. Os anos de experiência no campo são importantes e ficam mais ricos com o conhecimento teórico.