Principais tipos de pontas para carregadeiras

O mercado oferece diferentes tipos de pontas para carregadeiras, mas você sabe para que serve e qual a aplicação de cada um?

Assim como as pontas de escavadeiras, o design diferenciado de cada ponta é pensado e planejado para atender aos mais diversos tipos de solo a serem trabalhados pelo equipamento.

O tipo de arrasto da caçamba da carregadeira combinado com o nível de abrasão do solo exigem diferentes perfis e até diferentes ligas para que não desgastem prematuramente.

Escolher a ponta errada para a sua carregadeira pode levar a um custo elevado de operação, seja pelo rápido desgaste, seja por eventuais quebras por operar com material inadequado.

Por conta da carregadeira trabalhar com maior arrasto da peça no solo, as pontas deverão conter mais material na parte inferior, garantindo que este tenha um desgaste mais lento, diferente das pontas de escavadeiras que possuem menos material e maior afinação para penetração no solo e rochas.

Tipos de pontas para carregadeiras

Conforme citado anteriormente, os diferentes tipos de pontas para carregadeiras devem ser escolhidos de acordo com o tipo de operação e do tipo de terreno que o equipamento trabalhará.

O objetivo na seleção perfeita da ponta está na redução do desgaste, na diminuição do número de trocas e na redução dos custos operacionais.

Abaixo listamos os tipos de pontas para carregadeiras mais comuns e utilizados, veja quais são as diferenças e qual é o tipo mais indicado para o seu trabalho e equipamento.

Ponta longa

Boa escolha em geral para a maioria das aplicações básicas, principalmente em solos pouco compactos. Quantidade média de material de desgaste.

Ponta longa reforçada

Perfil muito similar ao da ponta longa, mas com mais material de desgaste e com aumento considerável de vida útil.

Ponta de Penetração

Melhor penetração com menor desgaste, acúmulo de material na parte inferior da ponta garante sua maior vida útil. A nervura central garante que se mantenha afiada durante toda a sua vida. Excelente movimentação de rochas e para solos muito compactos.

Ponta de Abrasão

Semelhante à ponta de penetração, mas com muito mais material de desgaste na parte inferior e em suas laterais. Indicada para trabalhos em condições extremas, terrenos difíceis e altamente abrasivos.