Conversor de torque

CONVERSOR DE TORQUE

Conversor de torque é um tipo de acoplamento entre o motor e a transmissão de um equipamento. Aqui no nosso caso uma retroescavadeira.

O conversor de torque é um acoplamento hidráulico que permite que o motor gire independentemente do esforço requerido pela transmissão. Se o motor gira mais lento, em situações de marcha lenta por exemplo, a quantidade de torque que passa pelo conversor de torque é menor, de modo que para manter a máquina parada é preciso apenas uma pequena pressão no pedal do freio.

No interior de um conversor de torque existem quatro componentes: bomba, turbina, estator e fluido hidráulico.

O vídeo neste link mostra como funciona um conversor de torque.

A caixa do conversor de torque é aparafusada ao volante do motor, de forma que funcione na mesma velocidade que ele. As aletas que geram a compressão do conversor de torque são anexadas à caixa, de forma que também funcionem na mesma rotação que o motor. O corte ao lado mostra como tudo está conectado dentro do conversor de torque.

A bomba dentro do conversor de torque é um tipo de bomba centrífuga. À medida que ela gira, o fluido é arremessado para fora, num sistema muito parecido com a forma que o ciclo de secagem de uma máquina de lavar roupas que arremessa água e roupas para a parede da bacia de lavagem. Quando o fluido é expelido, um vácuo é criado e mais fluido é puxado para o centro.

O fluido entra nas lâminas da turbina, que está conectada ao câmbio. A turbina faz com que o câmbio gire, movendo assim o equipamento. As lâminas curvas asseguram que o fluido externo que entra na turbina seja direcionado antes de sair do centro da turbina. É essa mudança direcional que leva a turbina a girar.

O fluido deixa o centro da turbina, movendo-se em uma direção diferente daquela que entrou. O fluido sai da turbina movendo-se em direção oposta àquela que a bomba (e o motor) está girando. Se o fluido pudesse atingir a bomba, diminuiria a rotação do motor, desperdiçando energia. É por isso que um conversor de torque possui um estator.

O estator está posicionado bem no centro do conversor de torque. Sua função é redirecionar o fluido que retorna da turbina antes que ele atinja a bomba novamente. Isso aumenta em muito a eficiência do conversor de torque.

O conversor de torque, como o próprio nome indica, possui a característica de transferir o torque do motor para a transmissão multiplicando o torque de entrada para um torque maior na saída. Para cada conversor de torque há uma relação específica de conversão indicada pelo fator de conversão como por exemplo 1:2,83. Ou seja, o motor recebe 1 de torque e entrega para a transmissão 2,83. Esta característica, para máquinas de construção, é de extrema importância, pois o resultado da tração será maior e ajudará a máquina a vencer obstáculos com mais facilidade.

Outra característica importante dos conversores é o conceito de stall. Por não ser um acoplamento rígido, quando a transmissão impõe uma resistência à turbina, a bomba continua enviando fluído até atingir o limite do conversor. Depois deste ponto, o conversor de torque não atuará mais sobre a transmissão, pois chegou ao seu limite de conversão. Este ponto é chamado de stall. Neste momento, o operador deverá parar de acelerar pois a temperatura interna do conversor irá subir mais que o permitido pelo fabricante.

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