O motor, também conhecido como unidade de potência, é o responsável pela geração de energia para a movimentação da máquina e para o acionamento dos componentes hidráulicos.
Todas as retroescavadeiras disponíveis no nosso mercado utilizam motores à diesel, de 4 cilindros, com potências que variam de 75 hp à 115 hp, dependendo do modelo.
Hoje no Brasil temos uma regulamentação de emissão de poluentes para máquinas novas, o PROCONVE MAR-I (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias I). Em função desta regulamentação alguns dos motores que equipam as retroescavadeiras possuem novas tecnologias e o operador deve ficar atento aos procedimentos de operação e manutenção deste importante componente da máquina.
O consumo de combustível é o maior custo de um equipamento em toda a sua vida útil. Isto significa que o operador tem a responsabilidade de controlar o consumo e acompanhar a manutenção da máquina para que este custo seja o mínimo possível.
Na próxima aula falaremos um pouco mais sobre o consumo e como o operador pode atuar para ter o máximo de produtividade com o menor custo de combustível.
Os principais componentes internos de um motor são:
Os principais componentes externos de um motor são: