Motor

O motor, também conhecido como unidade de potência, é o responsável pela geração de energia para a movimentação da máquina e para o acionamento dos componentes hidráulicos.

Todas as retroescavadeiras disponíveis no nosso mercado utilizam motores à diesel, de 4 cilindros, com potências que variam de 75 hp à 115 hp, dependendo do modelo.

Hoje no Brasil temos uma regulamentação de emissão de poluentes para máquinas novas, o PROCONVE MAR-I (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias I). Em função desta regulamentação alguns dos motores que equipam as retroescavadeiras possuem novas tecnologias e o operador deve ficar atento aos procedimentos de operação e manutenção deste importante componente da máquina.

O consumo de combustível é o maior custo de um equipamento em toda a sua vida útil. Isto significa que o operador tem a responsabilidade de controlar o consumo e acompanhar a manutenção da máquina para que este custo seja o mínimo possível.

Na próxima aula falaremos um pouco mais sobre o consumo e como o operador pode atuar para ter o máximo de produtividade com o menor custo de combustível.

Os principais componentes internos de um motor são:

  • Bloco
  • Cabeçote
  • Eixo Comando de válvulas e balancins
  • Virabrequim, volante
  • Cilindros (pistões, bielas, anéis de segmento, camisas)
  • Válvulas de admissão e escape
  • Cárter do óleo de lubrificação

Os principais componentes externos de um motor são:

  • Alternador
  • Motor de arranque
  • Bateria
  • Bomba d´água
  • Ventuinha e Polias de acionamento
  • Coletor de admissão
  • Coletor de escape
  • Turbo
  • EGR (Exhaust gas recirculation)
  • Intercooler ou aftercooler
  • Bomba injetora (rotativa ou em linha) ou sistema “common rail”
  • ECU (Electronic Control Unit) – somente para motores eletrônicos
  • Bicos injetores
  • Filtros de combustível
  • Filtro do óleo lubrificante
  • Filtros de ar (primário e secundário)
  • Válvulas e sensores de temperatura e pressão
Motor a diesel - N45 - FPT Industrial S.p.A. - de 4 cilindros / turbo / de  injeção direta
Envie um comentário

Deixe um comentário

Rolar para cima