Bomba hidráulica

BOMBA HIDRÁULICA

A bomba hidráulica é o componente responsável pela geração de fluxo hidráulico dentro do sistema. Esta acoplada ao motor e através de acionamento mecânico faz com que o fluído hidráulico circule por todo o sistema.

Existem vários tipos de bomba no mercado: engrenagens, palhetas, fluxo variável, etc. A grande maioria das retroescavadeiras utilizam bomba de engrenagens, em função da simplicidade de manutenção e custo de aquisição.

580m_0010.png
Bomba hidráulica de engrenagens

Alguns modelos já utilizam bombas de pistões axiais de fluxo variável, que possibilita uma melhor utilização da energia proveniente do motor o que resulta mais eficiência de todo o sistema e menor custo de consumo de combustível. Este tipo de bomba demanda fluxo hidráulico de acordo com a solicitação de necessidade do equipamento. Ou seja, se a máquina precisa de mais força hidráulica a bomba envia mais fluxo ao sistema. Chamamos este recurso de Load Sensing, ou Sensível à carga.

Porém, bombas de pistões axiais de fluxo variável são mais caras e a manutenção não é tão simples como nas bombas de engrenagens.

Lembre-se que as bombas hidráulicas geram FLUXO no sistema hidráulico. Elas não geram PRESSÃO. A pressão é gerada pelas restrições do sistema, como os próprios cilindros, distribuidores, tubulações e outros. Por isso, quanto mais vazão hidráulica a bomba tiver, maior será a resposta de movimento dos implementos.

Modern mobile hydraulics: Not your grandfather's loader
Exemplo de sistema hidráulico com bomba de pistões axiais de fluxo variável

Rolar para cima