As retroescavadeiras podem utilizar dois tipos de eixo dianteiro:
Nesta configuração, o eixo dianteiro possui a função de sustentação de uma parte do peso da máquina e do equipamento frontal, além de ser o responsável pela direção da máquina durante os deslocamentos.
Normalmente são feitos de material fundido e recebem em sua estrutura os cilindros de direção acionados pelo volante de direção.
É muito importante que o operador observe os limites de carga que o eixo dianteiro suporta para que não haja desgaste prematura deste componente.
O eixo dianteiro nesta configuração é muito útil para operações onde a máquina trabalha em terreno firme, sem a necessidade de uma tração adicional (dianteira).
Assim como o eixo dianteiro na versão 4X2, o eixo para versão tracionada 4X4 também possui as mesmas funções de sustentação do peso parcial da máquina e do equipamento frontal, além de ser o responsável pela direção.
Porém, ele possui mais uma importante função: tracionar a máquina. O eixo traseiro recebe o torque do motor através de um eixo cardan acoplado à transmissão. Da mesma forma, o eixo dianteiro também recebe este torque através de um segundo eixo cardan.
A grande vantagem do eixo dianteiro tracionado é a possibilidade de trabalhos em locais de baixa sustentação com argila, barro, banhado, pântanos e outros. Com a máquina com tração em cada roda, fica muito mais fácil o deslocamento nestes tipos de terrenos.
Lembre-se: não há freio no eixo dianteiro em nenhuma das versões citadas acima. Apenas o eixo traseiro recebe o sistema de freio de serviço e estacionamento.