A grande maioria das retroescavadeiras no Brasil utilizam a transmissão POWER SHUTTLE. Neste tipo de transmissão a reversão de sentidos é feita através de pacotes de embreagens acionados hidraulicamente, com comando eletrônico de acionamento, e as marchas são selecionadas mecanicamente a partir de uma alavanca no lado direito do volante de direção.
Em resumo, a seleção de sentidos é feita por um sistema POWER SHIFT e a seleção de marchas é feita por um sistema mecânico.
A transmissão POWER SHUTTLE necessita de um botão de desengate da transmissão para troca de marchas. Normalmente são dois botões (vermelhos): um fica instalado na alavanca de marchas e o outro fica instalado na alavanca do equipamento frontal. Para a troca de sentido (frente/ré) não é necessário acionar este botão de desacoplamento.
A vantagem da transmissão POWER SHUTTLE é simplicidade de construção e o baixo custo, quando comparada com uma transmissão POWER SHIFT.
Porém, o mercado de retroescavadeiras já conta com máquinas que oferecem a transmissão POWER SHIFT completa como equipamento padrão de fábrica.
A transmissão POWER SHIFT é um conjunto totalmente acionado hidraulicamente através de alavanca única para seleção de sentidos (frente/ré) e seleção de marchas através da rotação desta alavanca.
Diferente da transmissão POWER SHUTTLE esta transmissão não possui botões de desacoplamento. Assim o operador pode fazer todas as mudanças de sentido e marchas sem a necessidade de desacoplar a transmissão. Isto significa mudanças mais rápidas de marchas e sentido.
Este tipo de transmissão proporciona ao operador um grande conforto de operação, pois não precisa utilizar duas alavancas, aumentando assim a produtividade do equipamento. Além de diminuir a fadiga de operação ao longo da jornada de trabalho.
Apesar do custo mais elevado, quando comparado com uma transmissão POWER SHUTTLE, este tipo de transmissão é uma tendência nas retroescavadeiras, da mesma forma que é utilizada nas PÁS CARREGADEIRAS.