Eixo traseiro

O eixo traseiro é o componente que recebe o torque que foi gerado pelo motor e que passou pelo conversor de torque e pela transmissão.

Este torque é transmitido ao pneus traseiros através do eixo que contém em seu interior o diferencial e os freios de serviço.

Os freios de uma retroescavadeiras estão localizados internamente no eixo traseiro e são compostos por discos sinterizados de aço, em banho de óleo. Por estar em um ambiente fechado, não necessitam de manutenção diária, mas devem ser trocados ao final da sua vida útil. A vida útil dos freios depende diretamente da forma de utilização do equipamento.

O freio de estacionamento, em muitos modelos, é feito através do travamento do freio de serviço, através de alavanca no compartimento do operador. Existem freios de estacionamento mais eficientes como o travamento por disco externo na saída da transmissão. Este sistema é chamado de SAHR (Spring Applied Hydraulic Release) ou seja, Aplicado por molas e liberado hidraulicamente. Este freio de estacionamento é muito poderoso e recomenda-se NÃO ACIONÁ-LO com a máquina em movimento.

O Eixo traseiro também conta com um sistema de TRAVA DO DIFERENCIAL, muito útil para situações onde uma das rodas possui baixa sustentação no solo. Por exemplo, quando uma das rodas está na lama. O acionamento da trava do diferencial é feita pelo operador e pode variar de acordo com cada modelo.

Quando a trava do diferencial é acionada o conjunto passa a ter torque nas duas rodas de forma equivalente. Isto proporciona a retirada da máquina de situações de baixas sustentações do solo, como o exemplo citado acima. Assim que máquina deixa esta situação a trava do diferencial é automaticamente desabilitada.

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Exemplo de acionamento da trava do diferencial (botão direito). Consulte o manual de Operação e Manutenção da sua máquina para identificar o acionamento deste recurso na sua máquina.

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